Saiba como minimizar as dificuldades do primeiro emprego

05/01/2017 por Tayane Mello

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e se inserir pode ser um obstáculo. Ser formado em uma boa faculdade já não é mais um diferencial, assim como falar a língua inglesa fluentemente. Sendo assim, muitos jovens têm dificuldades para encontrar o primeiro emprego, e muito mais do que isso: encontrar aquele que seja ideal, que seja possível se identificar e realmente gostar do que faz.

A falta de experiência, por exemplo, é um fator determinante que, acima de qualquer coisa, abre portas para o nervosismo e a perda da autoconfiança de muitos candidatos. Ser feliz na carreira está altamente relacionado com alinhar os seus valores com o meio no qual se está inserido. Por isso, aprender na prática tudo aquilo que é visto na teoria durante todos os anos de graduação tem um alto valor de aprendizado e de autodescoberta. Todos os cursos podem ter diversos segmentos diferentes com relação ao mercado. Ter certeza de qual segmento tem mais a ver com a sua personalidade, é uma ajuda para pular algumas barreiras que possam estar no caminho. Através disso, além do estágio obrigatório, aproveitar a faculdade ao máximo desde o início é extremamente importante.

Portanto, nós trouxemos dois exemplos de atividades extracurriculares. Muito mais do que acrescentar no seu currículo, podem te ajudar a compreender, na execução, de que forma a carreira que você escolheu seguir para a vida está representada dentro de você:

1 – Faça trabalhos voluntários

As atividades voluntárias, apesar de não terem um retorno financeiro, podem ser mais agregadoras do que qualquer outra e demonstrar muito da sua personalidade. Talvez você seja ótimo em resolução de problemas, ou talvez esteja mais para aquele que tem os pensamentos mais inovadores, ou ainda aquele que sempre lidera a equipe. Além de estar ajudando outras pessoas, você é capaz de se reconhecer e procurar, então, por um emprego que seja muito agregador para o local que você trabalha e para você também.

2 – Procure atividades que te acrescentem mais tecnicamente, como uma Empresa Júnior, ou uma Iniciação Científica.

As universidades disponibilizam para os alunos a chance de pesquisar e desenvolver algum tema do seu interesse bem mais a fundo com as iniciações científicas. Além disso, possuem empresas juniores lideradas somente por graduandos, que permitem a vivência da rotina do mercado de trabalho antes da formação. Ambas as atividades permitem um crescimento profissional e pessoal considerável e podem auxiliar muito na sua vida profissional futuramente.

Participar de atividades extracurriculares valoriza bastante o currículo. Por outro lado, além das que são consideradas essenciais atualmente, como noções de informática e outras línguas, os seus hobbies também são capazes de enriquecer a sua formação profissional.

Por isso, o mais importante é ter o máximo de experiências possíveis e não deixar a faculdade passar por você sem que você perceba, aproveitando-a ao máximo. A confiança chega principalmente com a vivência, permitindo um crescimento pessoal ainda maior. Além disso, idealizar um primeiro emprego pode ser um grande erro, visto que se autoconhecer é essencial para buscar aquilo que mais se assemelha com a sua personalidade. Afinal, é quando fazemos aquilo que gostamos que fazemos da melhor forma possível.