Reestruturação interna: entenda o que é!

22/11/2017 por Leticia Ninho

Sua empresa está passando por graves problemas internos e não tem outra alternativa a não ser começar de novo? Sua empresa ainda não se encontra com dificuldades, mas é possível prever futuras não conformidades?

A reestruturação interna é uma boa alternativa quando existe pouca clareza em como os setores de uma empresa estão interligados e é necessário repensar na forma de realizar suas atividades com menor custo, melhor atendimento ao cliente e sem retrabalho de tarefas.

Um dos principais entregáveis desse produto são os organogramas, ferramentas gráficas que mostram a estrutura administrativa do estabelecimento. Ele ajuda a simplificar o funcionamento e a fazer com que todos saibam quem devem procurar diante de qualquer problema, ou prestar contas de suas obrigações.

Nele devem ser definidos todos os níveis hierárquicos da equipe de colaboradores, mostrando cada setor abaixo de sua própria estrutura e representando, assim, como é distribuída a organização dos cargos.

Essa distribuição deve ser feita desde a gerência ou diretoria até os cargos mais baixos hierarquicamente, definindo quem deve responder a quem em relação aos processos operacionais e administrativos.

Segue abaixo um exemplo de organograma.

 

 

Além disso, existe o funcionograma, um gráfico de organização que tem por objetivo demonstrar detalhadamente as principais atividades desempenhadas em cada órgão do organograma, suas responsabilidades e limites de atuação. Segue abaixo um exemplo do mesmo.

 

Sendo assim, percebe-se que a Reestruturação Interna é de extrema importância para obter a eficiência e eficácia de processos e transparência nos resultados.

Ademais, vale ressaltar que boa parte das vezes a Reestruturação Interna é feita junto com o Mapeamento de Processos, que tem o objetivo de determinar de forma clara a maneira com que os insumos recebidos pelo fornecedor são tratados e transformados em produtos que serão posteriormente entregues ao cliente.