Planejamento Estratégico e o Ciclo Olímpico

Quantas vezes você já não se deparou torcendo pelo Brasil nas Olimpíadas em um esporte que não sabia as regras ou nunca havia visto na vida? A cada 4 anos, desde os primeiros jogos em 1896, ocorrem os Jogos Olímpicos. No entanto, a transmissão deles só chegou aos torcedores em 1930 por meio das rádios. Pouco tempo depois, em 1936, passaram a ser televisionados. Com isso, conseguiu impactar diretamente no sentimento patriota dos espectadores. Assim, passamos a ter uma vontade enorme de ver um brasileiro nas disputas e, ainda mais, no lugar mais alto do pódio. Contudo, você sabe o que é necessário para um atleta chegar até lá? A trajetória é árdua, mas a resposta é simples. É preciso ter um planejamento estratégico bem definido e uma constância em resultados, somente assim estará possibilitado a competir em alto nível.

Aros olímpicos

Figura – Significado das cores dos aros olímpicos: azul: Europa; amarelo: Oriente; preto: África; verde: Oceania e vermelho: América.

O preparatório dos atletas teve um grande desenvolvimento ao longo dos anos. Atualmente, é notória a necessidade de fazer um treinamento organizado com uma estrutura sistemática. Por isso, deixaram de lado os improvisos, visando elevar o rendimento do esportista para alcançar seu alto nível. Dessa forma, a preparação é dividida em ciclos e levam-se em consideração diversos fatores que influenciam diretamente no desempenho. Como exemplo desses fatores temos a alimentação e o psicológico dos atletas.

Qual a relação com o Planejamento Estratégico de um negócio?

Associando as Olimpíadas com o âmbito empresarial, o planejamento do seu negócio é feito de forma aleatória ou existe um estudo por trás? O conceito de Planejamento Estratégico diz respeito a um conjunto de mecanismos sistêmicos. Dessa forma, por meio de uma metodologia, estabelecemos metas, objetivos e indicadores, de acordo com os cenários pertinentes. Em outras palavras, é a resposta sobre onde se quer chegar para, assim, poder definir o caminho a ser percorrido.

Um bom planejamento estratégico tem bem definido o motivo da existência do negócio, que serviço ou produto é fornecido e o público impactado. Além disso, é necessário ter uma perspectiva futura da empresa, para traçar estratégias que possibilitem isso de forma saudável. Ao longo de todo o processo torna-se necessário transparecer os valores empresariais, os quais servirão de guias das condutas internas. Outro ponto importante, também, é a imagem que a própria organização passa de dentro para fora.

Retornando para o âmbito esportivo, o treino de um atleta é altamente influenciado por fatores externos, como o clima e os horários das competições. Por isso, é fundamental conhecê-los bem. Além disso, aspectos internos, como forças e limitações, devem ser reconhecidos para que a rotina de treinos seja elaborada de forma eficiente. Por consequência, é possível disputar e conquistar as tão almejadas medalhas. Portanto, assim como no esporte, é necessário que um negócio reconheça suas questões internas e externas para estruturação do planejamento estratégico. Desse modo, há a possibilidade de direcionar as ações para obter resultados factíveis e, mais que isso, o caminho para obtenção desses resultados consiga ser planejado de alguma forma.

Como enfrentar os obstáculos?

Ademais, dentro do mundo esportivo, os atletas estão propícios a lesões. No entanto, uma rotina estruturada atrelada a atividades preventivas pode torná-las mais previsíveis. Apesar disso, algumas delas acontecem de forma inesperada, sendo necessária a aplicação de medidas para que o retorno aos treinos seja feito o mais rápido possível e de forma eficiente.

Em paralelo, no mundo empresarial, os negócios também estão sujeitos a dificuldades. Contudo, diversos deles podem ser evitados quando se tem um planejamento estratégico bem estruturado. Para os fatores internos não serem afetados, temos medidas de clima, cultura organizacional e alinhamento de equipes como solução, por exemplo. Com relação aos fatores externos, questões políticas e econômicas, interferem no ecossistema empresarial. Dessa forma, o planejamento estratégico possibilita a execução de planos de ação voltados para o enfrentar esses obstáculos. Além disso, facilita na tomada de decisões mais rápidas, pois busca reencontrar um caminho saudável para retomar os grandes resultados.

Por fim, percebe-se a importância de um planejamento estratégico adequado como possibilidade de crescimento, prevenção e tomada de decisões. Aplicado ao seu negócio, um bom planejamento estratégico é o início de um processo capaz de alavancar seus resultados e trazer estabilidade. Nós, na Meta Consultoria, utilizamos a ferramenta do OKR, junto a outras metodologias para complementar e impulsionar a estratégia nas áreas da nossa empresa. Além disso, também fazemos projetos para estruturar os mais diversos negócios. Entre em contato conosco e peça seu diagnóstico gratuito.