16/11/2016 por Lucas Tito
O primeiro passo para a vida profissional, seja em estágio, empresa júnior ou no mercado sênior é a entrevista de emprego. Porém, para muitas pessoas que estão inseridas dentro da universidade, saber se comportar em uma entrevista é algo completamente desafiador e gera diversas dúvidas, seja da forma como se vestir até a linguagem corporal.
Antes da entrevista, é muito importante o candidato procurar saber sobre a empresa e o cargo que atuará. Para conhecer mais sobre a empresa, procure em sites ou em rede sociais sobre a história, missão, valores, etc. Por último, procure sobre o cargo desejado com destaque nas funções atribuídas e competências necessárias. Isto é muito importante porque mostrará que o candidato é proativo e tem muita vontade de entrar na empresa.
Depois de adquirir o conhecimento necessário sobre a empresa, o próximo passo é o momento inicial. Estudos mostram que em 33% dos casos o entrevistador já sabe se vai contratar o candidato. Ou seja, o momento inicial é de extrema importância para você manter uma boa impressão. Muito do que é relacionado a esse tópico está ligado ao inconsciente e não define uma verdade absoluta sobre a sua conduta e personalidade.
Primeiramente, sorria! É muito importante que isso ocorra. É uma ótima forma de abertura para qualquer indivíduo dialogar e manter uma boa comunicação.
O nosso inconsciente tem um papel fundamental de criar padrões e julgamentos para o ambiente em quem nele se vive. Isso é uma ótima forma de defesa que o cérebro desenvolveu ao longo do tempo, no processo evolutivo. Mas, onde isso se relaciona com a entrevista? Em nosso dia a dia, julgamos uma pessoa pelo que ela veste e criamos o padrão de associar formalidade com roupas sociais. Por isso, opte por roupas formais, pois além do que foi explicado na última frase, isso mostra profissionalismo e define um pouco sobre a personalidade e a organização. Em relação aos acessórios, evite utilizar relógios, cordões e brincos chamativos com muito brilho. Isso vai distrair o entrevistador, que no caso, deveria prestar atenção em você e no que você fala.
Outro ponto interessante é deixar uma mão livre para o aperto de mão. Logo, não leve bolsas e pastas que ocupem as duas mãos. O nosso inconsciente vai associar isso à desorganização e falta de profissionalismo. Além disso, nunca posicione a bolsa em frente à pessoa que você irá cumprimentar. Isso deixará claro que você está inseguro, pois a bolsa funcionará nitidamente como forma de proteção e disfarce do nervosismo.
A partir do momento que o candidato entra na sala onde a entrevista ocorrerá é importante se manter calmo. Entenda que o momento lá dentro é apenas uma conversa, onde o entrevistador quer conhecer suas características e suas experiências. Enquanto ele pergunta, mantenha contato visual com frequência, em torno de 60% das vezes é uma quantidade ideal. Isso mostrará que você está completamente interessado em estar ali.
Além disso, é importante o entrevistado ter cuidado com a sua linguagem corporal. Não esconda as mãos, isso mostrará nervosismo. Evite ficar mexendo em canetas, acessórios e no próprio cabelo. Isso mostrará que o candidato não está nem um pouco confortável em permanecer naquele ambiente. Por último, mantenha uma postura correta e sente de forma alinhada com a cadeira. Posturas desleixadas mostram muito que o candidato não é organizado nem profissional.
Agora vamos falar um pouco sobre a linguagem. Em muitos momentos na entrevista, o candidato será questionado sobre características pessoais e profissionais. Logo, seja claro no que irá falar e sempre explique com exemplos, seja sobre dificuldades superadas em um determinado período de tempo ou até mesmo sobre uma atividade que você realiza semanalmente. Isso é muito importante, pois mostra que o candidato realmente possui aquela personalidade.
Essas dicas podem realmente fazer a diferença na entrevista. É muito importante você manter uma boa impressão com o entrevistador, ou seja, realizando um excelente marketing pessoal, porque momentos como esses são únicos. É muito difícil alguma empresa não contratar alguém e mais tarde, entrevistar ela de novo. Então, prepara-se, organize-se e cace o desafio.