O que é um projeto arquitetônico?

Brennda Mayal e Gustavo Aragão

Fatores críticos de sucesso, são fatores que ao serem realizados garantem o sucesso do negócio. Segundo o SEBRAE na construção civil podem destacar quatro fatores: Intangibilidade, clareza e organização, cálculo de custo e produtividade. Em contrapartida, um dos maiores problemas na construção civil é a falta de planejamento. Sabendo disso, engenheiros, arquitetos e outros, realizam um projeto arquitetônico para garantir o sucesso e evitar erros. Mas o que é projeto arquitetônico? E como ele vai auxiliar a garantir isso?

O que é um Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é a manifestação de uma ideia de construção / edificação em algo concreto, é a possibilidade de ver o seu projeto por completo antes de sua construção. Nele compõe todo o detalhamento da construção como alvenaria, esquadrias, revestimentos, hidro sanitários, entre outros. Sendo assim, é possível fazer uma analise de cada área da construção e definir quais acabamentos e técnicas utilizar.  Dessa forma, é possível verificar se o projeto está dentro do esperado para o proprietário, e caso não esteja, é possível realizar tais mudanças.  

Para que serve um Projeto Arquitetônico

O propósito principal do projeto arquitetônico é prever prováveis inviabilidades do projeto e trabalhar em suas resoluções. Como o terreno é um fator muito importante para construção de uma edificação ou empreendimento, deve-se levar em consideração sua composição e o seu formato, se há ou não declives. 

Mas além disso, o projeto consegue organizar de forma concisa a construção, ao todo, levando em consideração fatores externos naturais para localização dos ambientes da edificação, por exemplo, estudar a insolação, ela promove benefícios como o conforto térmico dos ambientes e até retorno financeiro por meio de placas fotovoltaicas. Esse estudo afeta diretamente na valorização da construção. É indispensável destacar também que com o alto detalhamento do projeto arquitetônico é possível realizar quantitativo de materiais e assim definir o orçamento de obra, que seria o gasto para realização do projeto.

A consequência disso é uma construção eficiente com menos gastos e adversidades. 

Etapas de um Projeto Arquitetônico

A criação do projeto arquitetônico requer auxílio do proprietário para definição de diversos fatores e softwares. Mas é possível definir o processo em 4 etapas: Na primeira fase, ocorre o levantamento de dados (briefing) e obtém-se o que se espera do projeto, fatores existentes no local e as preferências do cliente. Segundo, o estudo de viabilidade onde se analisa o projeto em plantas humanizadas com diversas vistas, buscando soluções que se adequam ao gosto do cliente mas que também sejam seguras. Terceiro, realiza-se as alterações da segunda etapa e também adiciona informações técnicas para execução da obra. Por fim o quarto, o projeto executivo onde são adiciona-se os últimos detalhamentos e projetos complementares como hidro sanitário, elétrico, telefônico ,etc.

Como realizar um Projeto Arquitetônico

Um dos pontos chaves na execução de um projeto arquitetônico é a determinação de um escopo bem definido que nada mais é que a descrição do trabalho que será feito. Dessa forma, há um melhor alinhamento entre as expectativas profissionais dos projetistas e as idealizações do cliente. Tudo deve ser feito com clareza para facilitar a comunicação durante a prestação do serviço. Os prazos de entrega, devem ser respeitado a fim de diminuir as não conformidades que podem surgir durante a execução do projeto.

Mas um passo que antecede ou convém com o anterior é a divisão das entregas de um projeto em etapas, normalmente recomenda-se que cada etapa seja aprovada pelo cliente antes de prosseguir para a próxima. Quanto mais clara for a comunicação entre você e o cliente, mais assertivo será o resultado do projeto, pois projetos são progressivos.

Conclusão

Portanto, vimos que um projeto arquitetônico é o detalhamento da construção desde o conhecimento topográfico do terreno até saber qual o tipo da edificação. A partir disso  percebe-se que as etapas como preferência do cliente, viabilização e técnicas que podem ser utilizadas, por exemplo. Frisamos que independente do estágio da execução, todo o projeto exige muita comunicação entre as partes envolvidas, sendo ela feita por alguma alteração ou correção do projeto ou simplesmente por acompanhamento rotineiro. De qualquer forma todo o processo do projeto pode ser exaustivo mas é extremamente necessário para qualquer tipo de edificação bem sucedida.

Assim, caso seja do seu interesse, sinta-se à vontade para entrar em contato com a Meta Consultoria para realizar seu Projeto Arquitetônico.