Livros para fomentar sua formação profissional

 12/09/18 por Maria Clara Alfradique, Beatriz Leal, Felipe Weiner e Felipe Cipriani

O que você faz para ser melhor que si mesmo?

Buscar se desenvolver, superar medos e obstáculos, caçar os desafios, vontade de aprender. Essas são algumas atitudes tomadas por grandes líderes todos os dias. Líderes não necessariamente são os grandes diretores e CEO das maiores empresas. Mas são pessoas que buscam desenvolver a si e a sua equipe. Focando não apenas no objetivo final, mas em extrair o melhor de seus liderados. Saber reconhecer os pontos fortes e usar da comunicação a seu favor pode ser uma tarefa árdua. Mas sobre a qual podemos trabalhar. Cada vez mais as empresas buscam pessoas que saiam da zona de conforto, saibam lidar com as pessoas ao seus redor e, principalmente, que saibam receber ensinamentos. Assim, um dos principais hábitos dessas figuras ilustres é a leitura. Além de expandir o vocabulário e estimular a criatividade, os livros ajudam a desenvolver o senso crítico e o poder de persuasão.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Este  livro busca compreender o relacionamento entre as pessoas. Girando em torno da ideia de se colocar no lugar do outro e construir a confiança da pessoa com a qual você se comunica. Dale Carnegie, autor do livro, aborda de maneira simples e prática várias técnicas para o desenvolvimento da habilidade de se comunicar, focando no poder que os relacionamentos interpessoais têm, tanto sobre a vida pessoal, como no contexto profissional dos indivíduos. Esta leitura pode ser encarada como um investimento no Marketing Pessoal.

O poder do hábito

O autor, Charles Duhigg, busca mostrar o impacto dos hábitos na sua personalidade e no que você pode alcançar. O cérebro humano é uma máquina poderosa e está constantemente encontrando maneiras para se esforçar menos e automatizar rotinas. Muitos hábitos influenciam drasticamente na maneira como as pessoas vivem e as empresas funcionam. Um hábito positivo leva a outro e cria uma sequência de hábitos positivos que funcionam em conjunto.

O livro explicita que os hábitos podem impactar em diversas áreas de seu dia a dia. Entendê-los é o primeiro passo para ser capaz de transformar sua vida, sua produtividade e seus resultados nos negócios. O ser humano se torna melhor naquilo que repete constantemente, ou seja, seus hábitos. É importante trabalhar o autoconhecimento e exercitar a força de vontade para se tornar uma pessoa com grande autocontrole.

O poder da empatia – a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo

Este é um livro, escrito por Roman Krznaric, de muito aprendizado pois a empatia é algo escasso no mundo atual. Onde a maior parte das pessoas são individualistas e, de forma inconsciente, às vezes não se importam com o próximo. Como comentado anteriormente no início do artigo, a sociedade atual requer líderes em grandes posições. E a empatia é uma característica que forma um grande líder. No livro, o autor exemplifica práticas de como ter empatia por meio de seis hábitos de pessoas que são extremamente empáticas e, dessa maneira, fazem a diferença na vida das pessoas, transformando-as. Ao longo do livro, são usados como exemplos grandes nomes como Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Che Guevara, que foram grandes líderes empáticos que conquistaram povos. Dessa forma, Roman Krznaric mostra como expandir o olhar sobre o outro e consequentemente promover um mundo mais humanizado.

O monge e o executivo

O livro de James Hunter possui uma leitura muito leve. No qual trata-se de uma narrativa da história de John, o executivo, que estava com problemas de relacionamento e resultados com seus funcionários. Sendo assim, dirige-se a um mosteiro onde tem aulas com Simeão, o monge, sobre liderança, que é o principal tema do livro. Durante as aulas, temas técnicos de como ser um líder são abordados pelo autor por meio de discussões entre os personagens. Com isso, os ensinamentos do livro não ficam maçantes e acontecem de forma rápida e fácil. Saber se relacionar com pessoas e liderar são qualidades muito bem vistas no mercado de trabalho. E o livro “O Monge e o Executivo” com certeza irá lhe ajudar a desenvolver essa habilidade.

Dessa forma, entende-se que a leitura é um quesito fundamental para complementação da formação profissional tendo em vista todos os pontos, alguns como os apresentados ao longo do artigo pelos livros indicados, necessários para se ter um destaque dentro da sociedade.