Internet das coisas: O que seria do nosso cotidiano

 30/11/2019 por Bernardo Vazquez e Rodrigo Neto

Já pararam para pensar como seria sua vida atualmente sem internet? Tem noção da automatização que ela trouxe para nosso cotidiano? Eletrodomésticos antigamente comuns ao nosso uso sendo operados através da “internetização”, já pensaram nisso? Ela tem uma influência maior do que você pensa. Então, se liga aqui para entender um pouco mais sobre o que seria a “Internet das coisas”.

Com a revolução digital nos deparamos com o significado de internet das coisas, que é a interconexão de inúmeros objetos presentes no seu cotidiano através de uma troca de dados. Como, por exemplo, seu carro, seu celular, seu computador, meios de transporte, e até sua geladeira, sim ela mesmo. Estão todos incluídos nesse novo mundo, mas achou muito difícil? Então vamos lá, a internet proporciona uma comunicação entre todas as informações dadas por esses dispositivos e o usuário por meio de softwares e sensores. Dessa forma, possibilita uma melhor funcionalidade de cada item, facilitando e agilizando sua vida.

Um bom exemplo da Internet das coisas em ação é quando uma inteligência artificial te informa quanto tempo você vai demorar no trânsito até chegar à sua casa depois do trabalho. E tudo isso só é realizado por conta da interconexão dele com outros aparelhos quais o “informam” das suas atividades cotidianas e recorrentes, tornando possível uma estimativa de que, no momento dado, você está voltando para sua casa após o trabalho.

Algo ainda mais incrível é o conceito das Smart Cities, o qual utiliza a internet e o armazenamento de dados mais focado ao nosso ambiente cotidiano. Já pensou em ter um sensor em seu carro dizendo quais são as vagas mais próximas do seu destino? Esse pensamento não está distante, na verdade, está virando realidade, essa tendência  está crescendo cada vez mais em nossa sociedade.

Um grande aliado da internet das coisas é o chip de RFID. Ele adota informações precisas, automatizadas e em tempo real. Este chip pode ser utilizado em inúmeras áreas, inclusive a da saúde, por exemplo. Quem nunca esqueceu de tomar algum remédio durante um dia corrido? Este chip RFID pode fazer com que os medicamentos enviem lembretes ao paciente de quando tomá-los.

Por fim, o avanço tecnológico da última década tem sido enorme, possibilitando todo tipo de inovação citada no artigo. Poderíamos dizer que algum dia no futuro, todos os objetos presentes não somente em nossas casas, porém também ao longo das cidades terão certo acesso à internet e ao armazenamento de dados. Porém, este não é o futuro, e sim o momento no qual vivemos.

Ficou interessado? Então saber mais em: Controle de Acesso com RFID (https://www.metaconsultoria.com/controle-de-acesso-em-rfid/)

Realize também o seu diagnóstico gratuito