Você com certeza já ficou sabendo de alguém que pensou em realizar uma reforma em casa ou construí-la do zero e teve problemas durante o andamento da obra! Por não ter tido um planejamento prévio ou um estudo detalhado sobre as condições do projeto, por exemplo. Isso é o que ocorre quando deixa-se de lado a etapa de realização de um Projeto Arquitetônico, fundamental para um bom andamento de uma obra. Portanto, nesse artigo vamos te explicar a importância de se fazer um Projeto Arquitetônico!
Mas o que é um Projeto Arquitetônico?
De forma simplificada, um Projeto Arquitetônico é uma maneira de materializar sua ideia e criar uma representação concreta do que espera-se em uma obra. Por meio dele é possível prever e solucionar os problemas que podem surgir durante o processo de construção ou reforma. Portanto, definimos projeto arquitetônico como uma junção de desenhos e anotações técnicas, que podem conter representações gráficas com suas respectivas dimensões. Dessa forma, o projeto visa analisar a viabilidade da obra, qualidade de vida e funcionalidade dos ambientes. Além de gerar maior organização para os espaços de uso das pessoas.
O projeto arquitetônico é constituído por algumas partes, sendo elas: planta térrea, planta do primeiro pavimento, planta de cobertura, implantação, as elevações de todas as suas fachadas e alguns cortes. Assim, além do aspecto mitigador para possíveis não conformidades, um projeto arquitetônico também permite uma previsão dos recursos físicos e financeiros necessários para a realização da obra. Aspecto essencial para a contribuição da geração positiva de impactos socioambientais.
Esse recurso pode ser utilizado para organizar desde pequenos espaços até grandes edifícios, por exemplo. Além disso, ele leva em consideração também aspectos ergonômicos e ambientais, ao focar nos materiais e sistemas a serem utilizados, garantindo uma maior qualidade de vida para o usuário do espaço em questão.
O que um projeto arquitetônico pode te proporcionar?
Um projeto arquitetônico bem planejado, além de diminuir erros e prever gastos, ao definir, por exemplo, as quantidades de cada material utilizado, também evita desperdícios. Tal fator acaba proporcionando para o cliente um melhor custo benefício a longo prazo nas obras realizadas.
Outro ponto positivo obtido com esse serviço é a segurança. Esse fator se apresenta como um dos lados mais vantajosos que um projeto bem feito pode oferecer. Afinal, ter um profissional para se responsabilizar por todo o processo é garantir que a possibilidade de ocorrer erros na obra seja minimizada, evitando dores de cabeça e/ou acidentes futuros.
Ter um bom profissional coordenando o seu projeto também proporciona conforto. Isso porque ele pensará na melhor forma de otimizar espaços e no aproveitamento inteligente dos ambientes. O objetivo, orientado pelo trabalho do profissional, é que o resultado saia como esperado e propicie bem-estar e comodidade para o espaço planejado.
Planejamento de obras
O planejamento de obras é o primeiro passo para a definição e organização, após ter o projeto arquitetônico realizado. No planejamento, ocorre a definição das etapas e fases da obra, a qual se refere à combinação de diversas atividades fundamentais, como orçamento, cronograma e, após isso, o controle das obras.
Um bom planejamento de obras compõem-se por pelo menos 7 etapas, sendo elas: estudo de viabilidade de obra, orçamento de obra, cronograma físico financeiro, regularização da obra, acompanhamento de atividades da obra, ajustando os prazos e acabamento e licenciamento.
Assim, caso seja do seu interesse, sinta-se à vontade para entrar em contato com a Meta Consultoria para realizar seu Projeto Arquitetônico.