Etapas de um projeto arquitetônico

Pensando em contratar um serviço de projeto arquitetônico, mas não faz ideia do que se trata e está interessado em saber mais? Não se preocupe, estamos aqui para te explicar! 

Se você não é da área, provavelmente a primeira imagem que vem em mente quando o assunto é projeto arquitetônico é de uma maquete, um desenho técnico ou em 3D. Embora não esteja errado, existe muito mais por trás do serviço. Até a concepção do projeto, que seguirá com a equipe da obra, deve-se seguir algumas etapas regidas por normas técnicas, como a NBR 13.532. Conheça a seguir quais são essas etapas de um projeto arquitetônico!

Alinhamento com a equipe

O projeto se inicia fazendo o alinhamento entre o cliente e a equipe responsável, para que seja viável traçar caminhos de execução de acordo com a demanda apresentada. Neste momento, é crucial expressar todas as informações relacionadas a preferências, necessidades e objetivos do cliente de forma clara e consistente. Logo, garante-se o sucesso do projeto, com uma execução alinhada com as expectativas.

Coleta e análise de dados

Agora que já se sabe o que se espera do projeto, inicia-se a parte mais técnica do serviço. Aqui, elaboram-se os primeiros documentos, que servirão de base para os tópicos que serão planejados adiante. Para isso, estuda-se características do ambiente físico onde o acontecerá projeto, assim como as características legais. Desse modo, obtemos representações por desenho técnico, fotografia, relatórios e quaisquer outros meios que contribuam para a elaboração do projeto em conformidade com os requisitos existentes. Com essa base, é possível traçar características funcionais da arquitetura e definir as áreas que irão compor o ambiente, como o tamanho dos cômodos. Neste mesmo contexto, estuda-se de viabilidade dessa arquitetura, em que define-se a metodologia de projeto para melhor aproveitamento local.

Estudo preliminar

Neste momento, o trabalho começa a se aproximar do entregável final. Isso porque elaboram-se as primeiras plantas baixas/maquetes, com a disposição dos ambientes definida na última etapa, o que fornece uma ideia inicial de como será a arquitetura. Então, após apresentar a versão inicial do projeto, o momento é de fazer as alterações finais sobre posição de portas, soluções para fachada e cobertura e outros aspectos mais básicos da construção.

Anteprojeto

O anteprojeto consiste em concretizar e aprofundar o que definiu-se no estudo preliminar. A partir disso, determinam-se aspectos mais técnicos e detalhados do projeto, levando em consideração a integração com outros serviços relacionados à execução do projeto arquitetônica. Dentre esses serviços, temos o projeto de instalações elétricas e hidrossanitárias que acompanham a obra.

Em relação a isso, os materiais elaborados normalmente incluem plantas baixas: cortes transversais e longitudinais da obra para visualização interna; desenho da fachada; planta de cobertura; plantas de situação e locação, detalhando o local e o entorno da obra. 

Por esta ser uma das últimas etapas do projeto arquitetônico, antes da execução prática, é ideal que o cliente entenda todos os detalhes do anteprojeto, tendo em vista, também, que depois disso é muito mais burocrático e caro para se realizar alterações de projeto. 

Aprovação e execução

Antes do projeto começar a se materializar, existe a necessidade de aprová-lo pela prefeitura. Leva-se, para análise, todos os documentos do projeto do arquiteto da prefeitura, quem verifica se tudo está em conformidade com as normas municipais. Com essa aprovação, finaliza-se o processo com o projeto de execução, que contém especificações práticas para a realização da obra, como, por exemplo, os materiais utilizados, suas dimensões, entre outros detalhes dessa natureza. Caso não ocorra aprovação da prefeitura em uma primeira tentativa, o projeto voltará para a equipe, de modo a resolver as não conformidades.

Gostou de entender mais sobre as etapas do projeto arquitetônico? Quer começar o seu? Entre em contato