Como a automação residencial pode impactar a sua vida?

06/07/2021 Por Maria Eduarda Vieira

A automação residencial torna a sua casa mais inteligente. Isso é possível pois ela integra ambientes desejados com a sua rotina por meio de equipamentos automatizados. Dessa forma, vem tornando-se cada vez mais acessível e importante em projetos de arquitetura ou reformas. Além disso, não é restrita a construções de luxo.

Ainda que entender a forma como operam seja complexo, o objetivo das tecnologias é tornar a vida mais simples. Deste modo, uma maior automação residencial permite que se aproveite mais a casa, proporcionando mais economia para o seu bolso. Claro que também existe uma série de benefícios como:

  • Aumentar a segurança residencial com a automação

Uma boa razão para instalar sistemas de automação residencial é fornecer mais segurança para os moradores. As informações são coletadas dos dispositivos e sensores, possibilitando o sistema saber se você está ou não em casa. Com isso, ele pode travar portões ou até deixar alguns aparelhos em stand by, podendo até ligá-los à distância.

Além disso, pode ser usada para automatizar a detecção de ameaças e alertar se algo estiver errado. Para isso, são utilizados sensores de calor e câmeras de vídeo, por exemplo. Neste caso, a praticidade da automação residencial irá acionar alarmes e, assim, chamar os bombeiros no caso de um curto-circuito. 

  • Melhorar a vida de pessoas com deficiências e idosos com a automação residencial

Pessoas com doença de Parkinson, por exemplo, podem se beneficiar da tecnologia ao acionar interruptores sem tocá-los. Vale ressaltar que, há também os sensores de movimento que acionam luzes automaticamente, usuais em áreas comuns de edifícios residenciais. Ademais, esse tipo de automação pode alertar em caso de uma queda no banheiro e acionar serviços de resgate a fim de proporcionar despreocupação para a família do idoso, assim como para ele mesmo. 

  • Economia de recursos com a automação residencial

Termostatos e iluminações podem se conectar a um controle centralizado para programar um controle do consumo de energia. Assim como a iluminação e a segurança podem ser controladas por um dispositivo, a conta de água pode ser impactada. Um exemplo dessa tecnologia da automação residencial neste caso, são os sistemas inteligentes de irrigação que interrompem o fluxo e economizam dinheiro. Alguns até reagem às condições climáticas para aplicar a quantidade exata de água no solo.

  • Tornar o cotidiano e as edificações mais inteligentes com a automação residencial

Com dispositivos inteligentes, vários eletrodomésticos poderão ser programados remotamente para funcionarem automaticamente ou através do toque em um smartphone. Desse modo, uma geladeira pode ser conectada à internet a fim de verificar os artigos em falta e fazer a compra online, por exemplo.

 

Confira a seguir mais 4 recursos que uma casa inteligente pode ter.

1. Controle de acesso por biometria

Não preocupe-se mais em esquecer suas chaves, apenas coloque o seu dedo no sensor biométrico e sua porta será aberta. Assim, caso alguém tente entrar na sua residência a fechadura não reconhecerá a biometria e um alerta pode ser enviado diretamente ao seu celular.

2. Sistema de alarme sem fio

Com praticidade, consegue-se instalar um bom sistema de alarme evitando ter que conectar todos os equipamentos por fiação. Com isso, pode-se ter total controle pelo smartphone. 

3. Aquecimento do piso

O piso aquecido já é uma realidade em locais de temperaturas baixas. Ao automatizá-lo, a temperatura é regulada de acordo com o ambiente. Para tanto, tudo é feito por um controle, podendo também ser combinado com as luzes e a temperatura do ar-condicionado ou aquecedor.

4. Acionamento das torneiras por toque

Basta apoiar as mãos sobre a bancada da pia para que as torneiras liguem, juntamente com as luzes. Além disso, o espelho fica iluminado e é possível fazer tudo o que se precisa.