A importância de uma Análise Mercadológica na estruturação de negócios

Por Nathan Galeno Matos Pereira e Miguel Nobrega Mendes

Imagine abrir um estabelecimento e tentar chegar ao sucesso sem conhecer o mercado e as tendências econômicas ou políticas. Uma estruturação de negócios realizada dessa forma é como tentar acertar um dardo no alvo em uma sala escura onde não se tem o direcionamento. Difícil, certo? O jogo de dardos é uma brincadeira, mas você investiria seu dinheiro em um negócio que não conhece o mercado almejado? Nesses casos, uma análise mercadológica se torna uma importante aliada do empreendedor. Com isso, os riscos de um investimento não assertivo são minimizados, validando ideias e soluções. Nesse artigo, você vai entender como um investimento em uma boa análise mercadológica pode ser definitivo na hora da estruturação de negócios.

 

O que é uma Análise Mercadológica?

A análise mercadológica é uma das partes fundamentais de um Plano de Negócios. Ele consiste em um estudo do mercado no qual a empresa está ou pretende se inserir. Neste estudo, pode-se buscar o entendimento de forma macro com fatores que influenciam no seu contexto, como políticos e socioeconômicos. Ademais, pode-se realizar a abordagem em microambiente para trazer a compreensão das particularidades do público-alvo, além de seus possíveis concorrentes. Tais insumos são de extrema importância para tomadas de decisões e definições de estratégia. Logo, ela é capaz de ajudar na hora de explorar forças e oportunidades do mercado e, consequentemente, diminui a imprevisibilidade do sucesso de seu negócio. 

Uma boa análise de mercado é a base para que empresas explorem oportunidades que não estavam claras antes. Assim, novas estratégias bem definidas e investimentos no marketing, por exemplo, podem ser realizadas assertivamente. Nesse contexto, pode-se citar a Shopee, que, ao entrar no mercado brasileiro, adotou estratégias que permitiram sua relevância no país. Esse planejamento têm possibilitado seu crescimento no território brasileiro mesmo com concorrentes já estabelecidos, como Mercado Livre e Amazon. Destaca-se também as estratégias ao nível regional, pois é sempre importante avaliar suas as particularidades antes de se estabelecer. 

Como empresas grandes utilizam a Análise Mercadológica

Existem diversos exemplos de empresas multinacionais que adaptam seus produtos ou serviços de acordo com o mercado no qual elas estão inseridas. Essa estruturação de negócios em novos nichos só é possível mediante uma boa análise de mercado. 

Na Índia, por exemplo, grande parte dos nativos são adeptos ao Hinduísmo, religião que considera a vaca um animal sagrado. Portanto, a carne bovina é excluída da culinária local, algo que não acontece na maioria dos países. Já imaginou um McDonald’s se inserindo em um mercado com tais tradições culturais com suas opções de lanches tradicionais? Certamente não daria certo e é justamente por isso que não funciona dessa forma. As opções de lanche da marca nesse local diferem das que conhecemos. Por não fornecem opções de carne bovina, as filiais indianas conseguem atender as preferências dos consumidores locais. Neste exemplo, pode-se observar a relevância de uma análise do mercado, que considera aspectos culturais, sociais e preferências do público que o compõe. O preço que se pagaria por iniciar uma franquia de alto valor sem entender esses aspectos acarretariam no fracasso do estabelecimento.

No caso de expansão de um negócio, é possível antecipar problemas por meio de uma análise do mercado. Um outro exemplo pertinente são as companhias automobilísticas estrangeiras. Quando elas começaram a expandir para o mercado brasileiro, tiveram de adaptar seus carros para as irregularidades das estradas brasileiras. Por conta disso, carros fabricados na Europa não estariam adaptados ao Brasil, já que são projetados para boas estradas. Com o entendimento dos possíveis problemas que poderiam se originar, o processo de produção de veículos brasileiros pode se adaptar. Entre essas modificações, podemos destacar a na suspensão e nos amortecedores dos carros para atender as condições das estradas brasileiras.

Quando e como realizar uma Análise de Mercado?

A Análise de Mercado é aplicável tanto para a estruturação de novos negócios quanto para a expansão de negócios em crescimento ou que estão com dificuldades em inovar. Não entender as necessidades de seus consumidores ou a atuação dos concorrentes são alguns dos principais fatores dessa dificuldade de crescimento. 

No primeiro momento, é imprescindível definir o direcionamento da pesquisa, para serem coletados insumos pertinentes e assertivos. A partir desse passo, inicia-se o processo de coleta de dados, com a elaboração de questionários personalizados e direcionados aos objetos de estudo. Com todos os insumos obtidos, é possível fazer uma análise crítica e traçar estratégias para maximizar a conquista de objetivos. Assim, o maior benefício dessa análise é a mitigação dos riscos que envolvem a estruturação de negócios ou de estratégias.

 

Diante do exposto, você ainda acha que vale a pena investir em algo sem um estudo prévio, como no jogo de dardos em uma sala escura? Caso você queira uma análise de mercado para estruturar melhor sua ideia, entre em contato e peça seu diagnóstico gratuito. A Meta Consultoria pode te ajudar a validar a sua ideia!

Quer mais dicas para seu negócio? Siga-nos no Instagram!